Como escolher a cortina certa?
Independente do estilo da casa ou do tamanho do espaço, todo mundo precisa delas: as cortinas. A gente até conhece as versões mais tradicionais, mas com tantos modelos e materiais inovadores no mercado, como escolher o melhor para cada cômodo? Às vezes essa missão é mais difícil do que parece, então achei que seria legal fazer um post pra ajudar vocês a resolver as principais questões que envolvem o tema. Para isso convidei a arquiteta Julliana Camargo, responsável por projetos lindos, bem resolvidos e com doses acertadas de cor. Ahhh, e ela também tem um super bom gosto na hora de escolher esses pequenos detalhes que arrematam a decoração. Abaixo Julliana responde tudo o que você sempre quis saber sobre cortinas, confira:
Como saber qual é o modelo mais indicado para cada lugar? Existe alguma regra?
Julliana Camargo: Existem inúmeros modelos de cortinas, como as persianas, rolôs, painéis e as tradicionais. A escolha do modelo depende do tipo de decoração e do gosto do cliente, o importante nesse quesito é pensar na incidência de luz que se deseja para cada ambiente. Nos quartos optamos por tecidos mais densos que impeçam essa luminosidade desenfreada, assim, muitas vezes usamos mais de uma camada. Para a primeira camada normalmente escolhemos o black-out e para a segunda um tecido mais leve e decorativo. Já em ambientes em que a luz é bem-vinda, como as salas de estar e as cozinhas, a busca é por tecidos translúcidos.
O ideal é que as cortinas ocupem a parede inteira ou cubram apenas a janela?
JC: Cada ambiente requer um tipo de decoração e se deve pensar que a cortina é sempre um detalhe que modifica esse espaço. Quando as cortinas ocupam a parede toda a intenção é que elas criem uma textura geral, já quando escolhemos cobrir somente as janelas, elas acabam servindo para pontuar e enquadrar esse detalhe e muitas vezes tiram o peso do ambiente.
Na hora de medir a janela para fazer o orçamento, quantos centímetros precisamos deixar de sobra nas laterais?
JC: O ideal é deixar até 20cm nas laterais, dependendo do efeito pretendido. Quando queremos um resultado volumoso optamos por mais sobra, mas se a intenção é ter um tecido mais “esticado”, diminuímos essa sobra. No caso de persianas e rolos, deixamos 10cm de cada lado.
Em certos casos é preciso usar duas cortinas na mesma janela. Como escolher dois tipos que combinem entre si?
JC: Combinar tecidos mais pesados com mais leves sempre gera certo volume bacana. Outra combinação que usamos bastante é o rolô com um tecido leve como voil, renda ou seda, pois brincamos assim de misturar a solidez do rolô com o movimento dos tecidos leves.
Qual o modelo mais indicado para espaços com pé-direito duplo?
JC: Os rolôs automatizados são sempre uma boa opção para grandes alturas, uma vez que facilitam a abertura e o fechamento da cortina para o morador, mas é sempre bom combinar essa solução com um tecido mais leve, como o voil. Os tecidos pesados acabam ficando mais de fora desses espaços, pois se tornam problemas na hora de abrir e fechar.
E para cozinhas e banheiros?
JC: Para cozinhas usamos rolôs com tela solar, porque esse sistema permite a passagem de luz moderada e com visibilidade externa, além de ser uma opção prática na hora da limpeza. Nos banheiros procuramos outra solução fácil de limpar e preferimos não utilizar tecidos devido umidade. Utilizamos bastante os ripados de madeira, assim não é preciso colocar cortina.
É melhor instalar as cortinas rolô no teto ou dentro do vão da janela?
JC: Quando instalamos as cortinas rolôs no teto criamos um efeito de amplitude no qual a cortina toma o espaço da janela e torna-se uma parte da decoração que quer ser vista, já quando optamos por colocá-la dentro do vão, limitamos sua expansão e ela demarca a entrada de luz e acaba tornando-se uma parte da decoração mais discreta. Em salas de TV ou home theaters, essa escolha deve ser interna ao vão da janela, pois as guias dos rolôs black-out são melhor fixadas nas bordas da janela e possibilitam um melhor funcionamento do bloqueio solar.
Agradecimentos: arquiteta Julliana Camargo (11) 5055 2295
http://colunas.revistaglamour.globo.com/referans/2015/02/13/como-escolher-a-cortina-certa/
Imagens
Veja também
Como escolher a cortina certa?
Decorar é muito fácil, você pega todo o dinheiro da sua poupança e parcela o resto em 48x e pronto.
Sua decoração de sala de estar com certeza...